Os hackers conhecidos como Shadow Brokers, que ganharam nome após terem revelado detalhes sobre os exploits utilizados pelo ransomware WannaCrypt, voltam agora às atenções depois de abrir algo similar a uma “loja online” para venda de malware e exploits.
Para tentarem obter fundos, o grupo lançou recentemente uma pequena loja, que irá disponibilizar mensalmente a todos os assinantes ferramentas utilizadas pela NSA para invadir sistemas informáticos. Obviamente, os conteúdos disponibilizados não possuem uma vertente ética, sendo que pretendem ser divulgados para qualquer utilização, e podem ser incluídos em novos ataques futuros, algo que preocupa alguns especialistas.
De acordo com o diretor de Threat Intelligence da empresa de segurança Avast, Michal Salat, “Os Shadow Brokers não estão a vender os exploits para a Microsoft e outras empresas afetadas, de forma a que possam corrigir as vulnerabilidades e proteger seus utilizadores”. O especialista informa ainda que o grupo poderia ter fornecido as vulnerabilidades sobre programas de recompensas das várias entidades, mas a divulgação pública das mesmas consegue gerar mais dinheiro no final.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!