As impressoras 3D têm sido utilizadas para as mais variadas tarefas, nomeadamente para a construção de objetos com as mais variadas funções. No entanto, um novo material encontra-se a ser desenvolvido que irá permitir aos donos destas impressoras repararem no futuro o ecrã partido de um equipamento móvel, sem terem de o levar a um centro de reparações.
Uma equipa de investigadores da Universidade de Melbourne revelou ter descoberto um novo material que permite regenerar o ecrã dos dispositivos móveis, deixando de ser necessário a troca completa do ecrã apenas por uma quebra localizada.
De acordo com o químico responsável pelo projeto, Luke Connal, o gel-tinta permite que o ecrã restaure a sua habilidade e resistência original, num formato similar ao que certos animais na natureza conseguem realizar.
Apesar de o processo não ser imediato, o material adapta-se ao vidro em redor, e no espaço de poucas semanas o equipamento volta ao estado praticamente original antes da quebra.
No entanto ainda existe um grande entrave para uma aplicação pratica deste material: o mesmo não suporta sensibilidade ao toque. Ou seja, não terá grande utilidade para um equipamento móvel, como um smartphone, não sendo capaz de reconhecer posteriormente os toques do utilizador.
Porém a equipa encontra-se a desenvolver a tecnologia e é possível que, no futuro, deixe mesmo de ser necessário reparar uma simples quebra no ecrã do smartphone, desde que possua uma impressora 3D.
Fonte The Next Web
Nenhum comentário
Seja o primeiro!