Os fundadores do Openleaks, ex-membros do Wikileaks, afirmaram que a formação de uma nova organização teve origem no descontentamento provocado pela liderança de Julian Assange.
Num documentário emitido pela televisão sueca STV, Daniel Domscheit-Berg, um dos fundadores do Wikileaks, afirmou que a Julian Assange tinha "enfraquecido a organização". Domscheit-Berg afirmou ainda que discordou com o método utilizado pelo Wikileaks quando decidiu revelar simultaneamente milhares de documentos, tendo defendido que a divulgação do material deveria ter sido feita progressivamente.
Com um propósito semelhante ao do Wikileaks, o Openleaks pretende facilitar a publicitação de informação secreta aos meios de comunicação sem que as fontes sejam identificadas, sem obedecer a qualquer agenda política.
Kristinn Hrafnssom, o porta-voz do Wikileaks, recusou comentar os alegados desentendimentos entre os fundadores da organização de Assange mas afirmou, relativamente ao lançamento do Openleaks, que "quantos mais melhor".
O site Openleaks.org, esperado hoje, continua com a indicação de que estará disponível brevemente.
Exame Informatica
Nenhum comentário
Seja o primeiro!