Em meados de 2013, a Microsoft realizou a histórica compra da marca Nokia, porém, nem todos dentro da empresa aprovaram esta compra inicial e que se veio a revelar um fracasso.
O atual CEO da Microsoft, Satya Nadella, revelou no seu livro “Hit Refresh” que foi inicialmente contra a compra da Nokia por parte da Microsoft, num negócio avaliado em mais de 7.5 mil milhões de dólares.
Quando Steve Ballmer, na altura CEO da empresa, se reuniu com os principais accionistas e executivos da Microsoft a respeito da votação para compra da Nokia, Nadella votou “não”. Em justificação estaria o facto de Nadella considerar que não seria necessário um terceiro ecossistema mobile no mercado, pelo menos algo que não fosse mudar drasticamente as regras.
E isto veio a confirmar-se posteriormente que não foi bem pensado. Apesar de toda a agitação, a Nokia dentro da Microsoft não conseguiu ultrapassar a utilização que sistemas como o Android e o iOS da Apple já mantinham. Apesar de ainda se ter conseguido obter alguma popularidade em certos mercados, a Microsoft sempre se manteve em terceiro lugar entre a preferência dos consumidores.
No final, o negócio foi considerado um fracasso. No entanto, também seria a única hipótese da Microsoft se manter ativa no mercado dos equipamentos móveis. Caso a compra não se tivesse realizado, a Nokia iria eventualmente para um mercado baseado em equipamentos Android, ficando a Microsoft sem parceiros de hardware para o desenvolvimento do sistema Windows Mobile.
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