1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware
Siga-nos

intel processador

 

O Ano de 2018 está ainda a começar, mas já foi descoberta uma grave falha de segurança que pode afetar praticamente qualquer sistema atualmente no mercado.

 

Recentemente o portal The Register relatou a existência de uma falha de segurança existem em vários processadores da Intel, afetando mesmo algumas linhas lançadas à mais de uma década.

Apesar de ainda existir pouca informação publica acerca desta falha, até ao momento é conhecido que a mesma aparenta afetar a estrutura base do processador, deixando expostas áreas da memória do Kernel que deveriam encontrar-se protegidas. Com isto, um software mal intencionado poderá ser capaz de aceder a informação sensível dos utilizadores, incluindo passwords e outros detalhes que estejam na memória do sistema.

 

A piorar a situação, o Kernel é a base do sistema operativo, pelo que possui elevadas permissões de acesso a outras áreas. A vulnerabilidade pode ser explorada até via um simples javascript em websites infetados, agravado pela larga linha de processadores afetados.

De notar que a falha encontra-se tanto em sistemas 32 ou 64 bits, e no Windows, Linux e macOS.

 

processador motherboard

 

A Intel já se encontra a corrigir o problema, porém este pode causar ainda mais consequências. De acordo com o portal, a correção da Intel para esta vulnerabilidade pode levar a uma perda de desempenho do processador até 30%. Isto ocorre porque, para a correção ser aplicada, é necessário separar a memória do kernel do Isolamento da Tabela de Página do Kernel (KPTI), o que leva a um aumento da latência e, consequentemente, perda de desempenho geral do processador.

 

Até ao momento a Microsoft e a Linux Foundation já revelaram que irão lançar a correção para o problema ao longo das próximas semanas. A Apple ainda não se pronunciou sobre a situação, mas é possível que a correção chegue também dentro deste período.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech