1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

smartphone android samsung

 

O Android sempre foi um sistema operativo aberto, o que ajudou a popularizar a plataforma por entre a comunidade, com o surgimento de versões adaptadas do mesmo para diferentes equipamentos. No entanto, a Google poderá ter alguns planos diferentes para o futuro.

 

De acordo com alguns rumores relatados no portal XDA Developers, a Google estaria a desenvolver uma grande atualização do Android para 2018, no que seria supostamente o Android 9 (ou conhecido como Pie).

Uma das novidades desta versão estaria no “Google Unified Push”, que será basicamente uma versão mais centralizada do Project Treble, lançado com o Android Oreo 8.0. Esta funcionalidade presente na mais recente versão do sistema permite aos fabricantes lançarem atualizações dedicadas para diferentes equipamentos, sendo que poderá ser modificado do sistema apenas o que seja considerado necessário. Isto permite uma atualização mais rápida e leve, visto deixar de ser necessário descarregar a totalidade da atualização num pacote completo. Porém, uma grande parte dos fabricantes acabaram por não implementar esta funcionalidade nos seus equipamentos, visto não ser algo obrigatório.

 

No entanto, o Google Unified Push pretende ir um pouco mais além, tornando-se algo obrigatório para ser implementado. As atualizações disponibilizadas nesta tecnologia seriam lançadas diretamente pela Google para os equipamentos suportados, contornando por completo as atualizações dos fabricantes. Por um lado, a funcionalidade pode levar a atualizações mais rápidas e abrangentes do sistema operativo, visto que deixa de ser necessária a adaptação das mesmas por parte dos fabricantes.

 

api oculta android

 

Outra alteração prevista para o Android 9 poderá encontrar-se numa certa “limitação” do sistema, que pretende impedir o acesso a algumas APIs mais ocultas do Android, e que normalmente são acedidas por aplicações de terceiros ou através do serviço de acessibilidade. Esta medida pode garantir uma maior segurança do sistema, mas também leva a uma maior limitação nas funcionalidades que podem ser utilizadas, tornando assim o Android mais “fechado”.

 

Apesar de o objetivo da Google não passar por fechar o sistema em algo similar ao iOS, as medidas podem vir a limitar quem goste de alterar os seus sistemas ou para os programadores que utilizem essas APIs “escondidas” para realizar certas tarefas mais abrangentes.

De notar que, até ao momento, ainda não são conhecidos muitos detalhes relativamente à nova versão do Android, sendo que estas informações partem apenas de rumores. Porém, não fogem muito do que tem vindo a ser o objetivo principal da empresa, em tornar o seu sistema operativo mais seguro para os utilizadores.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech