1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

apple apfs

 

O sistema macOS encontra-se novamente a ser afetado por um bug que, caso ocorra, pode levar à perda de dados do sistema.

 

Em causa encontra-se o sistema de ficheiros APFS, utilizado pelo sistema operativo para criar imagens do disco em backups e alguns programas de terceiros. De acordo com Mike Bombich, criador da aplicação “Carbon Copy Cloner”, o sistema de ficheiros da Apple possui um bug que pode levar a perda de dados.

 

O sistrema de ficheiros APFS foi desenvolvido pela Apple com o macOS High Sierra, em Março de 2017, sendo uma alternativa para a criação de imagens do disco. Os ficheiros de imagem do disco contem todos os conteúdos e estrutura dos ficheiros dentro do disco, sendo, portanto, uma opção viável para backups completos do sistema ou de equipamentos anexados ao mesmo – como pens usb ou discos externos.

No caso da Apple, os ficheiros de imagem do disco criados neste sistema de ficheiros contam com diversa informação adicional, incluindo até espaço livre adicional que pode ser utilizado para armazenar mais ficheiros dentro da mesma imagem.

 

E, de acordo com Bombich, é exatamente neste ponto que se encontra o bug. Quando ocorre, o bug pode levar a que o sistema de ficheiros APFS confunda o espaço em disco livre dentro do ficheiro da imagem com o espaço livre no próprio disco rígido. Isto pode levar a que o sistema reconheça o ficheiro de imagem como contendo espaço adicional para armazenamento, quando na verdade não o possui.

Nesta situação, e caso os utilizadores tentem escrever novos dados dentro do ficheiro, poderão na realidade não estar a armazenar nenhum conteúdo, sendo o mesmo automaticamente descartado e sem qualquer informação que isso está a ocorrer.

 

apfs apple

 

A piorar a situação, os ficheiros que sejam transferidos nesta situação ainda podem surgir no sistema macOS como estando dentro do ficheiro de imagem, de forma temporária, mas na realidade o seu conteúdo apenas se encontra armazenado na RAM e não de forma efetiva. No final, o utilizador pode acabar com ficheiros corrompidos ou não armazenados de todo dentro da imagem.

 

 

Até ao momento a Apple ainda não comentou esta situação. Felizmente a falha não afeta uma vasta gama de utilizadores, visto que o sistema de ficheiros APFS ainda não é bastante utilizado. De acordo com Bombich, citando os dados da sua aplicação, apenas 7% dos utilizadores criam imagens do disco para backups, e dentro destes, apenas 12% utilizam o sistema de ficheiros APFS. Obviamente, os valores podem ser superiores, mas tendo em conta que o sistema ainda é relativamente recente, não terá sido adotado por muitos utilizadores.

 

De relembrar também que este é o segundo bug descoberto sobre o sistema de ficheiros APFS. Em outubro do ano passado a Apple teve de emitir uma atualização de emergência para o macOS depois de ter sido descoberto que era possível aceder a passwords encriptadas em volumes APFS.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech