Até agora, sempre que a Apple fornece uma nova atualização para o seu sistema operativo iOS, esta chega como uma atualização completa do sistema – algo contrário do que acontece com o Android, onde é possível fornecer atualizações apenas para os componentes que realmente necessitam de ser atualizados, os conhecidos patches de segurança.
No entanto, caso os rumores se confirmem, a empresa pode estar a preparar algumas mudanças para o futuro. Segundo revela o portal 9to5Mac, a versão mais recente do iOS conta com algumas indicações de que a Apple pode estar a preparar um sistema para fornecer atualizações de segurança para o iOS de forma independente do resto do sistema.
Com esta funcionalidade os utilizadores teriam a capacidade de instalar apenas as atualizações de segurança, invés de optarem por instalar uma atualização completa do sistema operativo – como acontece atualmente.
Além disso, a indicação seria de que os utilizadores também poderiam ter o controlo de optar por instalar a atualização completa do iOS ou instalar apenas a atualização de segurança – se por algum motivo não quiserem atualizar para uma versão mais recente do sistema, por exemplo.
De notar que esta não é a primeira vez que a Apple aplica um processo de atualização separado nos seus sistemas. No caso do macOS, por exemplo, é possível instalar apenas as atualizações de segurança do sistema operativo e não realizar o upgrade completo do mesmo, caso os utilizadores assim o pretendam. Esta medida é o que tem vindo a permitir à Apple fornecer atualizações de segurança até mesmo para versões mais antigas do macOS sem problemas.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!