Uma das maiores novidades reveladas pela Google durante o Google I/O deste ano foi o Duplex. Este novo sistema permite que o assistente virtual da empresa realize automaticamente chamadas telefónicas para certas empresas ou lojas – como restaurantes – utilizando a inteligência artificial para articular respostas automáticas.
Num dos exemplos revelados durante o evento, a empresa agendou com um cabeleireiro a partir de uma chamada telefónica totalmente em controlo do assistente virtual. O processo foi realizado sem qualquer impedimento e de forma natural, sem que o outro lado da linha se apercebesse que estava a falar com um “robot”.
O vídeo em seguida demonstra o momento da ligação:
No entanto, o mais impressionante nesta nova tecnologia é que a mesma pode ter superado o Teste de Turing, avaliação criada pelo “pai” da informática Alan Turing. Esta avaliação consiste em avaliar as capacidades de um sistema em superar o comportamento humano, de tal forma que o mesmo deixe de ser identificado.
Apesar de ainda não existir uma confirmação oficial, o sistema da Google pode ter superado esta avaliação, uma vez que as conversas realizadas foram tão naturais que a outra parte não se apercebeu que estava a falar com um robot.
A empresa apenas sublinha que o seu sistema é capaz de manter uma conversação natural, não colocando em destaque este ponto. Em todo o caso, e como é visível no vídeo deste artigo, é claro que o assistente virtual da Google está num bom caminho para ficar dentro de superar o Teste de Turing.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!