1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

android notch oneplus

 

Apesar de o público ainda se encontrar dividido, as saliências no topo do ecrã dos smartphones vieram para ficar. Atualmente é possível encontrar vários modelos com estes entalhes no topo do ecrã, utilizados normalmente para colocar sensores frontais e aproveitar ao máximo a estrutura do ecrã.

 

No entanto, até agora não existia nenhuma norma especifica para os fabricantes no que respeita ao formato da saliência, algo que pode vir a mudar no caso de se utilizar o sistema Android. A Google revelou um novo conjunto de regras que pretendem estabelecer um padrão sobre ecrãs com o entalhe superior, e com vista a criar uma consistência entre os diferentes fabricantes.

Estas regras também visam permitir que as aplicações disponíveis na Play Store são compatíveis com este tipo de equipamentos, evitando possíveis problemas ou erros na apresentação dos conteúdos.

 

Em primeiro lugar, as aplicações necessitam de estender as barras de status até, no mínimo, ao final do entalhe. Isto evita que o conteúdo das aplicações seja escondido atrás da saliência ou que o design seja afetado em diferentes aplicações.

 

Além disso, quando uma aplicação necessite de utilizar o ecrã inteiro, esta deve colocar o entalhe sobre um fundo preto e não utilizar de todo essa área para a apresentação de conteúdos. Com isto evita-se que as aplicações possam esconder conteúdo importante na zona onde se encontra a saliência, ou que os textos apareçam “cortados” pela mesma.

 

exemplo de saliências no ecrã

 

Por fim, o Android apenas irá suportar oficialmente um máximo de dois entalhes no ecrã – na parte superior e inferior. Isto excluir qualquer equipamento que possa surgir com outro tipo de saliências no ecrã – por exemplo, nos cantos. Atualmente ainda não existe algo do género, pelo que esta medida será apenas uma prevenção da Google para o futuro.

 

Para que as novas regras sejam estabelecidas no mercado, a Google também entrou em contacto com os seus principais parceiros para estabelecerem um padrão geral entre todos os fabricantes. E estes serão certamente bem vindos, tendo em conta que existem atualmente cerca de 16 smartphones com saliências no ecrã entre 11 fabricantes diferentes – e a grande maioria com pequenas diferenças entre si.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech