1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

hacker computadores

 

Para se ver o que surge numa TV ou monitor, é necessário que o utilizador esteja próximo do mesmo. No entanto, uma nova investigação realizada pela Universidade de Michigan demonstra como é possível obter os conteúdos de um ecrã LCD utilizando apenas o microfone de uma webcam.

 

Os investigadores apresentaram este conceito durante a CRYPTO 2018, onde foi possível verificar o conteúdo de um ecrã LCD utilizando apenas os sons que estes emitem durante a utilização normal.

De acordo com os investigadores, cada monitor LCD produz um som especifico consoante os conteúdos que estejam a ser apresentados. Capturando os mesmos com um microfone é possível decifrar o que se encontra a ser apresentado. As frequências emitidas não são ouvidas pelos seres humanos, mas são capturadas por instrumentos de som.

 

Em vários testes os investigadores demonstraram como é possível recolher texto do ecrã e até as teclas pressionadas num teclado virtual no ecrã. Noutro exemplo, os investigadores conseguiram detetar se um utilizador, durante uma chamada do Google Hangouts, estava a visualizar a mesma ou não, e ainda qual o site que estava a ser acedido no momento.

 

Até ao momento, a única forma de evitar o roubo de informações utilizando este método passaria pela alteração do próprio funcionamento dos ecrãs LCD. Tendo em conta que estes estão presentes em milhares de equipamentos, é algo praticamente impossível de se realizar.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech