O Twitter tem vindo a implementar diversas melhorias na sua plataforma, com vista a eliminar contas falsas e de bots maliciosos, mas ainda existe um longo trabalho pela frente. As recentes mudanças anunciadas para a plataforma são um exemplo disso, que irá começar a combater contas utilizadas para a partilha de noticias falsas.
A plataforma revelou que, antes do início das eleições nos EUA, estão previstas “limpezas” de contas falsas utilizadas para partilha de falsas noticias dentro da rede social. Este tema tem vindo a ser um dos principais pontos de discórdia nas rede sociais, com o Facebook a ter sido alvo de questões no passado por pouco realizar para combater esta atividade.
Com as novas regras, contas que sejam identificadas como pertencentes à mesma entidade ou pessoa, e estejam a partilhar conteúdo falso para influenciar as eleições, poderão ser removidas.
A plataforma revela já ter realizado este procedimento com 50 contas que se faziam passar por membros do Partido Republicano dos Estados Unidos, com o único objetivo de enganar os eleitores, além de mais 770 perfis criados no Irão e que partilhavam falsas informações sobre estas eleições.
Além disso, contas que incentivem terceiros a realizar ataques ou roubos de credenciais também serão visadas e suspensas da plataforma. Por sua vez, a rede garante que ainda são permitidos conteúdos de discussão sobre estes temas e a partilha de noticias ligadas ao mesmo, sem que os utilizadores venham a ser afetados.
Por fim, os candidatos norte-americanos poderão oficializar os seus perfis através de uma tag única, que demonstra facilmente aos seguidores que se trata de um conta oficial e, além disso, qual o partido do qual é membro. Esta medida pretende evitar a criação de contas falsas sobre nomes reconhecidos, e garantem mais um passo de validação além da “verificação azul” sobre o nome no Twitter.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!