1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

facebook

 

O Facebook revelou recentemente ter desativado um conjunto de contas ligadas a uma agência Russa, a qual estaria a proceder à recolha massiva de dados dos utilizadores dentro da plataforma.

 

A empresa SocialDataHub encontra-se acusada de recolher os dados de utilizadores no Facebook através de contas falsas e abusos de permissões em aplicações dentro da mesma. No total foram desativadas 66 contas que estariam ligadas à empresa russa, entre perfis, páginas e aplicações.

Estas informações eram recolhidas para serem posteriormente vendidas a terceiros, bem como possíveis ligações para entidades governamentais no pais.

 

Em comunicado, um representante da SocialDataHub afirma que a empresa não realizou a recolha das informações, especialmente de utilizadores fora da Rússia. A empresa afirma ainda que, apesar de fornecer ferramentas que permite recolher diversa informação pública da Internet, estes dados não foram recolhidos diretamente pela mesma.

 

Em entrevista ao portal CNET, um representante do Facebook adiciona que a SocialDataHub recebeu uma notificação prévia devido às suas atividades, com a rede social a sublinhar ter razões para acreditar que esta empresa trabalha em conjunto com as autoridades governamentais russas para recolher dados de cidadãos norte-americanos.

 

Esta medida surge numa altura em que o Facebook ainda se encontra a recuperar do escândalo com a Cambridge Analytica, onde ficou prometido um controlo mais apertado sobre entidades que utilizem a rede social para recolherem informação massiva dos seus utilizadores.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech