1. TugaTech » Software » Noticias de Software

Siga-nos

Chrome logo a derreter

 

As extensão do navegador são algo que certamente beneficia os utilizadores no final… a menos que sejam usadas para atividades maliciosas. Investigadores de segurança do Facebook revelaram recentemente a descoberta de duas extensões populares para o Chrome que estariam a roubar dados dos utilizadores em segundo plano.

 

O Facebook revelou ter iniciado um processo judicial contra os responsáveis pelas extensões do Chrome “UpVoice” e “Ads Feed Chrome”, depois de ter sido descoberto que as mesmas estariam a roubar dados dos utilizadores e outras informações dos perfis dos mesmos.

 

Ambas as extensões encontram-se disponíveis na Chrome Web Store, e possuem milhares de downloads. O Facebook alega que as extensões foram desenvolvidas para serem um meio de recolha de informações dos utilizadores – informações pessoais dos seus perfis e outros dados, que eram depois enviados para servidores remotos em controlo das entidades responsáveis pela extensão.

 

A recolha destes dados acontecia, segundo o Facebook, em várias outras plataformas da empresa, como o Instagram e WhatsApp, mas também em plataformas de outras entidades, como a Amazon, LinkedIn, Pinterest, Twitter, YouTube, entre outras.

O Facebook revela ainda que terá entrado em contacto com a Google a notificar da existência destas extensões e das suas atividades, uma vez que estas se encontravam na Chrome Web Store, mas que até ao momento as mesmas não terão ainda sido removidas.

 

Com isto, o Facebook aconselha os utilizadores a removerem estas extensões para evitar a recolha massiva dos seus dados em perfis de várias plataformas sociais. Até ao momento, as empresas responsáveis pelas extensões ainda não deixaram qualquer comunicado acerca do caso.

Nenhum comentário.

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech