Uma grande maioria dos utilizadores apenas utilizam o Bing e o Microsoft Edge para descarregarem outros navegadores, nomeadamente o Google Chrome. No entanto, os mais desatentos podem ser levados a descarregarem uma versão maliciosa do mesmo.
De acordo com o investigador de segurança Gabriel Landau, o Bing encontra-se a apresentar nos resultados de pesquisa – mais concretamente na secção de anúncios – links para sites de download de versões do Chrome maliciosas. Pesquisando pela opção “Download Chrome”, o Bing sugere nos resultados de pesquisa, e no primeiro resultado em anúncio publicitário, o link para um site externo que leva ao download de malware.
Este anúncio encontra-se de forma nativa no sistema de pesquisa do Bing, e pode surgir em vários outros navegadores. No entanto, tendo em conta que o Bing é o motor de pesquisa principal do Edge, muitos utilizadores não modificam o mesmo na hora de descarregarem uma versão do Chrome e podem ser levados a descarregarem o mesmo pelo link malicioso.
De sublinhar que o link não se encontra também a ser detetado pelos sistemas de segurança do Edge ou da Microsoft. Como sempre, recomenda-se que os utilizadores tenham atenção aos locais de onde descarregam os seus programas favoritos, certificando-se sempre que estes são de fontes seguras e reconhecidas.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!