1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Noticias falsas

 

A propagação de falsas noticias na Internet ainda continua a ser um grave problema, o qual pode levar à desinformação por parte dos utilizadores. Um recente estudo indica que o Twitter é uma das principais plataformas utilizadas para a partilha destes conteúdos, e que tal pode acontecer com uma velocidade surpreendente.

 

De acordo com a pesquisa realizada por investigadores da Universidade do Indiana, avaliando mais de 14 milhões de mensagens na plataforma entre Maio de 2016 e 2017, 6% de todas as contas analisadas eram bots. Além disso, estas eram responsáveis pela partilha de 31% de todas as notícias falsas, num formato totalmente automático, sendo possível propagar uma falsa noticia para milhares de utilizadores em apenas 10 segundos.

 

gráfico estudo propagação noticias

 

Filippo Menczer, coautor deste estudo, afirma que os utilizadores possuem tendência a dar atenção aos conteúdos mais populares na rede, e a grande maioria não identifica a origem dos mesmos ou se são realmente verdadeiros. Uma vez que os bots podem ser programados para partilhar conteúdos falsos muito mais rapidamente que os seres humanos, a plataforma acaba por ser atingida com centenas de fake news diariamente, com os utilizadores a verificarem estes conteúdos de forma mais frequente – acabando eventualmente por o partilhar também.

 

Além disso, um estudo realizado pelo MIT, aponta ainda que muitas notícias falsas são capazes de se propagar mais profundamente do que as verdadeiras. Em parte, isso acontece porque a grande maioria destas notícias possuem títulos apelativos e informações cativantes do ponto de vista dos utilizadores. De acordo com este estudo, uma notícia falsa demora aproximadamente 10 horas para atingir 1500 utilizadores do Twitter, enquanto a informação verdadeira necessita de 60 horas para tal.

Com isto, a propagação das notícias falsas por utilizadores verdadeiros possui um maior impacto que os milhares de contas associadas a bots.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech