1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

youtube logo

 

O terceiro semestre de 2018 pode ter sido considerado um dos mais agitados dentro do Youtube, com a plataforma a revelar alguns dos números respeitantes a conteúdos removidos.

 

De acordo com os dados partilhados pelo próprio Youtube, foram removidos da plataforma entre os meses de Julho e Setembro mais de 58 milhões de vídeos, em conjunto com 224 milhões de comentários, sobre violações diversas dos Termos de Serviço.

 

Este aumento no número de remoções de conteúdos do Youtube pode estar derivado de um igual aumento de pressão por diversas entidades para removerem conteúdo que tem vindo a ser publicado. A grande maioria dos vídeos removidos diziam respeito a conteúdos extremistas ou que poderiam incitar a violência, com várias autoridades governamentais a requererem a remoção.

De relembrar que, segundo as novas legislações aplicáveis na UE, sites como o Youtube podem ser penalizados caso não removam este tipo de conteúdos no prazo de uma hora após a sua publicação, o que também incentiva a eliminação antecipada dos mesmos.

 

A empresa admite ainda ter vindo a melhorar consideravelmente os seus sistemas de filtragem, em parte com a ajuda de Inteligência Artificial. Estes sistemas são capazes de detetar um vídeo impróprio muito mais rapidamente do que uma verificação humana, eliminando os mesmos em conformidade ou ajudando a identificar para posterior análise.

 

Apesar disso, ainda surgem casos de conteúdos removidos incorretamente ou filtrados sem razão aparenta. Existem atualmente mais de 10 mil funcionários dedicados dentro da empresa a analisarem conteúdos publicados, mas esta tarefa fica longe de ser concretizada com sucesso em todos os casos devido ao elevado volume de conteúdos partilhados.

 

Além de vídeos e comentários, o Youtube também revela ter removido mais de 1.67 milhões de perfis falsos ou que iam contra os termos da plataforma. 80% destes perfis estavam a ser utilizados para a publicação de spam e 13% para a publicação de conteúdo adulto.

 

Apesar destas medidas, é importante relembrar que o tráfego na plataforma, bem como o número de contas e vídeos enviados a cada segundo, tem vindo a aumentar de forma considerável. Utilizar IA para filtrar os conteúdos será uma medida que pode ajudar na tarefa, mas ainda se desconhece como a plataforma pretende lidar com atividades como as impostas pelo recente Artigo 13 na UE.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech