O Firefox começou a testar uma nova funcionalidade sobre alguns utilizadores – a maioria nos EUA – onde poderão ser apresentadas extensões recomendadas para instalação durante pesquisas na barra de endereços.
As extensões recomendadas não são uma nova forma de publicidade, sendo que a Mozilla revela serem sempre revistas manualmente e nunca promovidas sobre nenhum género de pagamento. Todas as recomendações partem da própria equipa do Firefox, e não porque um programador pagou para obter essa recomendação.
Apesar disso, alguns utilizadores continuam cépticos acerca das recomendações, que podem levar a várias questões de privacidade e segurança, além de serem mais uma forma de aumentar o número de extras no navegador que podem torna-lo mais pesado.
Os utilizadores poderão querer desativar esta funcionalidade para evitar serem constantemente recomendadas extensões. Os testes atualmente estão a surgir apenas nos EUA, mas é possível que sejam alargados para outros países dentro das próximas semanas.
Felizmente é possível desativar este sistema, sendo também um processo relativamente simples de se realizar.
Neste artigo iremos verificar como desativar o sistema de recomendação de extras nas mais recentes versões do Firefox.
1- Aceda às Opções do Firefox, a partir do menu principal do mesmo.
2- Dentro da página de Definições, aceda à secção “Navegação”.
3- Desative a opção “Recomendar extensões enquanto navega”
Feito isto, o navegador irá deixar de recomendar extensões para instalação durante a navegação regular. Como referido, os testes desta função estão – na data de escrita deste artigo – disponíveis apenas nos EUA, mas é bastante provável que seja alargar para todos os restantes países nas próximas semanas.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!