Noticias falsas, ou mais conhecidas como “Fake News”, são um tema que tem vindo a ser bastante controverso pela Internet nos últimos tempos. Noticias de caráter enganoso são muitas vezes partilhadas em massa pelos meios sociais, levando à desinformação dos utilizadores.
Várias plataformas sociais, como o Facebook e Twitter, tem vindo a tentar combater este problema, e chega agora a vez do Youtube também entrar na luta. A empresa revelou que irá começar a aplicar medidas para os vídeos partilhados como noticias falsas dentro da plataforma.
Num teste que se encontra a ser realizado na Índia – e deve brevemente chegar a mais países – os utilizadores irão ser notificados sempre que realizem uma pesquisa por temas polémicos dentro do Youtube e relacionados com temas noticiosos. Quando certos termos associados com noticias falsas forem pesquisados, a plataforma apresenta informação verificada no topo dos resultados para que o utilizador possa analisar.
Um dos exemplos utilizados pela empresa para demonstrar o funcionamento deste sistema encontra-se sobre o analgésico Paracetamol, que recentemente esteve nas noticias por supostamente conter um vírus “Machupo”. Estas informações falsas foram partilhadas em vários meios sociais e são totalmente falsos, sendo que quem pesquisar pelos termos no Youtube irá receber mensagens informativas do caso a partir de fontes verificadas e verdadeiras.
No entanto, para evitar qualquer caso de censura, ainda irão continuar a ser apresentados os resultados das pesquisas e vídeos relacionados com o tema, sejam ou não respeitantes a noticias falsas.
Por enquanto os testes aparentam estar a ser realizados apenas na Índia, mas espera-se que venha a chegar a mais países dentro das próximas semanas.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!