A Google encontra-se hoje a celebrar a vida e obra de Johann Sebastian Bach, mas também apresenta algo inédito para a empresa: o primeiro doodle interativo com recurso a Machine Learning.
Em marcos importantes, a Google costuma implementar alguns doodles na sua página inicial de pesquisa, que servem para marcar o evento e deixar mais informações sobre cultura em geral. No entanto, o doodle que celebra a vida de Johann Sebastian Bach conta com algo ligeiramente diferente.
O doodle interativo utiliza a Inteligência Artificial para criar um conjunto de música para os utilizadores, conforme o que cada um crie. O utilizador pode escolher as notas numa partitura, sendo que pressionar o botão “harmonizar” faz com que a IA escolha as melhores notas para os restantes instrumentos, com vista a que seja criada uma nova música com base nas notas iniciais escolhidas.
Este sistema foi desenvolvido com um treino sobre 306 trabalhos do compositor, de forma a criar o melhor conjunto de notas músicas para cada utilização, e a conjugar as mesmas numa melodia final que faça sentido. O sistema do Doodle é possível de ser utilizado diretamente do navegador com recurso ao TensorFlow, tecnologia também da Google.
Para testar este sistema basta aceder à página inicial da Google durante o dia de hoje, ou diretamente a este link, e pressionar no doodle central.
Além disso, consegue encontrar o easter egg para tornar a música no estilo Rock?
Nenhum comentário
Seja o primeiro!