1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Microsoft Edge logo

 

A Microsoft espera vir a melhorar consideravelmente o Edge, fornecendo uma solução comparável ao do Google Chrome através da utilização do motor Chromium. A empresa já tinha confirmado que estava a desenvolver uma nova versão do navegador, e nas últimas semanas foram reveladas várias imagens do mesmo.

 

Apesar de ainda se encontrar numa fase inicial de desenvolvimento, está cada vez mais perto a chegada ao público das primeiras versões de teste do novo navegador, e o TugaTech obteve agora acesso a uma nova build de desenvolvimento do navegador, próxima da que será disponibilizada ao público brevemente.

 

A versão em teste aparenta ser a mais recente disponibilizada pela empresa, na versão 75.0.109.0. Ao ser aberta pela primeira vez, o Edge baseado em Chromium apresenta ao utilizador uma página inicial própria , que pode ser personalizada conforme o gosto de cada um.

 

microsoft edge versão

 

Os utilizadores podem escolher entre diferentes designs e formatos para a página inicial, além de terem rápido acesso aos seus favoritos, barra de pesquisa e algumas das noticias mais recentes separadas por temas.

 

imagem inicial edge chromium

Microsoft edge nova build

 

Dentro das definições do navegador, é possível verificar que a empresa espera implementar o seu sistema de sincronização, para garantir que os conteúdos do Edge são sincronizados entre diferentes equipamentos. Isto é algo similar ao que acontece com a sincronização de definições do Windows 10, ou o próprio sistema de sincronização do Google Chrome.

 

sincronização Edge chromium

 

Favoritos, sites mais acedidos, histórico e senhas guardadas no navegador são automaticamente armazenadas nos servidores da Microsoft, ficando acessíveis para todos os dispositivos onde a conta esteja configurada.

 

Uma vez que esta nova versão do Edge é baseada em Chromium, também é possível instalar extensões dedicadas para o mesmo. Os utilizadores possuem acesso a uma loja dedicada da Microsoft, onde é possível já aceder a várias extensões de terceiros que podem ser instaladas no navegador.

 

edge extensions

 

No entanto, os utilizadores também podem instalar qualquer extensão do Google Chrome disponível na Chrome Web Store. Para este fim é necessário ativar as permissões para instalar de outras lojas não oficiais da Microsoft, o que permite assim instalar qualquer extensão que seja atualmente compatível com o Chrome.

 

microsoft edge chromium

microsoft edge instalar extensão

microsoft edge chrome tugatech

 

O funcionamento destas é idêntico ao que seria de esperar no Google Chrome, surgindo o ícone no topo da janela, próximo da barra de endereços.

A página de definições das extensões também apresenta todas as que estejam instaladas no navegador, e permite o acesso às diferentes opções destas.

 

definições extensão chromium edge

microsoft edge extensão tugatech

 

Dos testes que fomos capazes de realizar, esta versão conta com tudo o que seria de esperar do Google Chrome, mas diretamente no navegador da Microsoft. É possível que mais novidades venham a surgir em futuras builds, algo que iremos certamente analisar.

 

O que gostava de ver abordado sobre a nova build do Edge?

Deixe nos seus comentários.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech