A Microsoft espera vir a melhorar consideravelmente o Edge, fornecendo uma solução comparável ao do Google Chrome através da utilização do motor Chromium. A empresa já tinha confirmado que estava a desenvolver uma nova versão do navegador, e nas últimas semanas foram reveladas várias imagens do mesmo.
Apesar de ainda se encontrar numa fase inicial de desenvolvimento, está cada vez mais perto a chegada ao público das primeiras versões de teste do novo navegador, e o TugaTech obteve agora acesso a uma nova build de desenvolvimento do navegador, próxima da que será disponibilizada ao público brevemente.
A versão em teste aparenta ser a mais recente disponibilizada pela empresa, na versão 75.0.109.0. Ao ser aberta pela primeira vez, o Edge baseado em Chromium apresenta ao utilizador uma página inicial própria , que pode ser personalizada conforme o gosto de cada um.
Os utilizadores podem escolher entre diferentes designs e formatos para a página inicial, além de terem rápido acesso aos seus favoritos, barra de pesquisa e algumas das noticias mais recentes separadas por temas.
Dentro das definições do navegador, é possível verificar que a empresa espera implementar o seu sistema de sincronização, para garantir que os conteúdos do Edge são sincronizados entre diferentes equipamentos. Isto é algo similar ao que acontece com a sincronização de definições do Windows 10, ou o próprio sistema de sincronização do Google Chrome.
Favoritos, sites mais acedidos, histórico e senhas guardadas no navegador são automaticamente armazenadas nos servidores da Microsoft, ficando acessíveis para todos os dispositivos onde a conta esteja configurada.
Uma vez que esta nova versão do Edge é baseada em Chromium, também é possível instalar extensões dedicadas para o mesmo. Os utilizadores possuem acesso a uma loja dedicada da Microsoft, onde é possível já aceder a várias extensões de terceiros que podem ser instaladas no navegador.
No entanto, os utilizadores também podem instalar qualquer extensão do Google Chrome disponível na Chrome Web Store. Para este fim é necessário ativar as permissões para instalar de outras lojas não oficiais da Microsoft, o que permite assim instalar qualquer extensão que seja atualmente compatível com o Chrome.
O funcionamento destas é idêntico ao que seria de esperar no Google Chrome, surgindo o ícone no topo da janela, próximo da barra de endereços.
A página de definições das extensões também apresenta todas as que estejam instaladas no navegador, e permite o acesso às diferentes opções destas.
Dos testes que fomos capazes de realizar, esta versão conta com tudo o que seria de esperar do Google Chrome, mas diretamente no navegador da Microsoft. É possível que mais novidades venham a surgir em futuras builds, algo que iremos certamente analisar.
O que gostava de ver abordado sobre a nova build do Edge?
Deixe nos seus comentários.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!