1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

malware

 

O Office é uma das principais ferramentas utilizadas em qualquer sistema destinado a produtividade pessoa, e neste caso o processador de texto Word é um dos destaques.

 

No entanto, estes programas estão cada vez mais na mira dos atacantes, sendo um dos principais pontos de entrada para atacar os sistemas operativos. De acordo com um estudo realizado pela Kaspersky, o Word é o principal programa utilizado como meio de entrada para ataques em sistemas por parte de malware.

 

70% de todos os ataques realizados a sistemas Windows possuem como origem falhas ou explorações de vulnerabilidade em aplicações do Office, com a maioria a ter origem em ficheiros de texto maliciosos – enviados em emails de spam por exemplo.

Um dos principais motivos para se utilizar este programa encontra-se na sua disponibilidade em diversos sistemas e por ser uma aplicação que suporta diversos tipos de ficheiro.

 

comparação de entrada de malware em sistemas

 

Em comparação, o principal meio de exploração em 2016 era através de falhas no navegador. Ou seja, nos dias atuais, é mais provável que um sistema seja infetado a partir de malware instalado por programas do Office do que diretamente por exploração de falhas nos navegadores utilizados.

 

Além disso, o relatório também aponta que a grande maioria dos navegadores tem vindo a apresentar uma preocupação mais elevada na segurança dos utilizadores, lançando funcionalidades de segurança mais fortes e correções de problemas mais rapidamente. Em comparação, o Office demora muito mais tempo a fornecer uma atualização para problemas conhecidos – o que atrasa também a implementação das mesmas, sobretudo em ambientes empresariais.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech