As Stories do Instagram são, sem dúvida, um verdadeiro sucesso para a empresa – apesar de terem começado como que uma “copia” do Snapchat, popular na altura em que foram disponibilizadas. No entanto, a plataforma também tem vindo, nos últimos tempos, a incentivar mais a utilização do IGTV.
Esta nova plataforma permite a partilha de vídeos com até 10 minutos de duração, sendo destinada sobretudo aos criadores de conteúdo na plataforma para atrair os seus fãs. A pensar nisso, a rede social pode agora ir buscar algumas das ideias popularizadas nos seus rivais para incentivar a utilização do IGTV, como é caso de algumas funcionalidades que se encontravam presentes no TikTok e Snapchat.
Sem grandes anúncios, a plataforma revelou um novo design para a página principal do IGTV, apresentando uma interface similar ao que é possível de encontrar no Snapchat. Além disso, as diferentes abas e categorias foram substituídas por apenas um feed principal, no formato do TikTok, onde apenas os conteúdos mais relevantes dentro da rede são apresentados em primeiro lugar.
Apesar destes incentivos, a aplicação oficial do IGTV ainda possui um valor bastante reduzido de downloads por parte dos utilizadores. Os últimos dados apontam que a aplicação conta com menos de 4.2 milhões de downloads desde o seu lançamento, e com menos de 7700 vídeos criados por dia, o que é um valor mínimo tendo em conta todos os dados dentro da plataforma principal do Instagram.
Em todo o caso, o Instagram está bem ciente que esta plataforma não será um sucesso imediato. Durante o ano passado, o ex-CEO da empresa, Kevin Systrom, afirmou que o IGTV é um novo formato que o público necessita de se adaptar, e como tudo o que é novo, é necessário tempo para que isso aconteça.
Portanto, a rede social está bem ciente que a plataforma ainda necessita de algum crescimento, resta agora saber se as alterações feitas irão levar a isso.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!