1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

4shared

 

O 4Shared é um dos serviços de armazenamento online mais antigos da Internet, tendo sido originalmente lançado em 2005. A plataforma tem vindo a sofrer mudanças ao longo dos anos, algumas das quais levaram a que o serviço fosse considerado mais voltado para a publicidade que propriamente o armazenamento de conteúdos.

 

No entanto, segundo uma recente descoberta da empresa de segurança Upstream, a aplicação para Android desta plataforma poderá ter sido utilizada para roubar milhares de utilizadores da mesma. Segundo os investigadores, a aplicação estaria a enviar anúncios publicitários invisíveis para os dispositivos, os quais era depois artificialmente acionado pelos mesmos para lucros da entidade.

 

Além disso, foi também descoberto que a aplicação estaria a utilizar os próprios dados de pagamento dos utilizadores para recolher benefícios em diferentes plataformas. No caso da publicidade, esta encontrava-se a ser aplicada de forma invisível sobre a interface principal do programa, no qual estava também integrado um sistema de cliques automáticos que geravam receita para a entidade.

 

Além disso, os utilizadores que possuíam planos premium na plataforma poderiam ter os seus dados bancários recolhidos para que fossem realizadas compras em sites externos, tudo sem que fosse dada permissão dos mesmos para tais atividades.

 

Atualmente a aplicação conta com mais de 100 milhões de downloads na Play Store, pelo que existe uma elevada probabilidade destes esquemas afetarem milhares de utilizadores em todo o mundo.

Se possui a aplicação do 4Shared instalada, o recomendado será que proceda com a sua remoção e verifique possíveis dados bancários que tenha utilizado na app por possíveis utilizações fraudulentas.

 

Os responsáveis pelo 4Shared negam estas acusações, mas é importante referir que a aplicação para Android do serviço foi removida da Play Store em meados de Abril, tendo sido enviada uma nova app posteriormente e livre destes conteúdos maliciosos.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech