1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

reconhecimento facial

 

A Motorola registou recentemente uma nova patente que pode deixar alguns olhos sobre a marca no que respeita à privacidade. No passado dia 4 de Julho, foi realizado o pedido de registo de uma patente por parte da Motorola Solutions sobre um sistema que permite identificar e acompanhar pessoas que trocam de telefone com frequência.

 

A patente indica que, quem troca de dispositivo móvel com frequência, pode ser considerado um criminoso a tentar fugir da lei, e esta patente pretende identificar esses casos e alertar as autoridades competentes.

Esta ideia até faz sentido, tendo em conta que muitos criminosos costumam trocar frequentemente de dispositivos moveis para evitarem a localização das autoridades, mas em certos casos também existem trabalhadores e pessoas regulares que realizam a mesma tarefa com regularidade.

 

De relembrar que a Motorola Solutions é uma empresa focada em desenvolver hardware e software destinado à segurança na área das telecomunicações, pelo que esta nova patente pode fazer parte de algum sistema previsto para o futuro da empresa.

 

patente da motorola sobre acompanhamento dos utilizadores

 

Mas como funcionaria este sistema? Ao que tudo indica, a Motorola pretende utilizar um sistema de reconhecimento facial para identificar o rosto do utilizador e armazenar o mesmo numa base de dados, juntamente com o ID dos dispositivos utilizados.

 

Isto permitiria à empresa identificar quando o utilizador fosse utilizar outro equipamento, além de registar também todo o histórico de dispositivos que utilizou no passado. Este sistema seria integrado no próprio sistema e não poderia ser desativado – ou seja, os utilizadores não teriam controlo sobre a recolha do rosto para armazenamento e fins estipulados na patente.

 

Até ao momento a Motorola Solutions não deixou qualquer comentário acerca desta patente.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech