1. TugaTech » Software » Noticias de Software

Siga-nos

macos apple

 

Recentemente surgiram notícias que a aplicação Zoom, destinada aos sistemas macOS, continha uma vulnerabilidade que permitia a terceiros acederem à câmara dos dispositivos e realizarem chamadas em conferencia com terceiros. Mas parece que não é apenas esta aplicação a realizar algumas atividades “de forma oculta”.

 

De acordo com o portal TechCrunch, a Apple lançou uma atualização silenciosa para macOS que remove do sistema o servidor local criado pela aplicação Zoom, isto sem que os utilizadores tenham conhecimento que a mesma está instalada.

Esta correção não é de todo necessária, tendo em conta que o patch para o problema já foi lançado, mas destina-se a remover o servidor local de sistemas que ainda tenham versões antigas do programa ou tenham removido a aplicação de todo – relembrando que o Zoom instalava um servidor local que permaneceria no sistema mesmo depois de desinstalada a aplicação principal.

 

zoom app macos

 

Em comunicado, os criadores da Zoom afirmam ter criado uma parceria com a Apple para fornecer uma atualização silenciosa no sistema.

A Apple é conhecida por fornecer atualizações de forma silenciosa no macOS como forma de bloquear casos de malware e falhas no próprio sistema operativo. No entanto, a confirmar-se, esta atualização vai mais longe do que isso, tendo em conta que é criada com base num programa independente não relacionado com a empresa, mas que ainda assim possui uma larga base de utilizadores ativos e potencialmente vulneráveis no macOS.







Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechBlog TugaTechBlog do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech