O mercado da venda de PCs tem vindo a cair ao longo dos últimos tempos, mas parece que existem finalmente alguns números a favorecer o mesmo – ainda que pequenos.
De acordo com os dados da IDC, relativos ao segundo trimestre do ano, foram vendidas mais de 64.9 milhões de unidades de computadores em todo o mundo, o que representa um aumento de 4.7% em comparação com os períodos anteriores.
A Gartner, por outro lado, aponta uns números ligeiramente diferentes, mas que ainda assim também indicam a tendência de crescimento do mercado – com 63 milhões de unidades vendidas e um crescimento de 1.5% face a igual período do ano anterior.
Apesar de os números serem ligeiramente diferentes entre as duas empresas, não existem dúvidas que o mercado dos computadores domésticos está novamente a registar um crescimento, mesmo que tímido.
Já no que respeita às vendas das principais fabricantes, a Lenovo será a que leva mais vantagem, com mais de 16.2 milhões de unidades vendidas em todo o mundo. A HP encontra-se na segunda posição das vendas, com uma quota no mercado de 23,7%. A Dell encontra-se na terceira posição, sendo seguida de perto pela Acer e Apple.
Apesar deste crescimento, as tensões entre os EUA e a China podem vir a afetar futuramente as vendas, e com isto pode-se verificar novamente uma tendência de queda nas vendas em geral. Os analistas apontam que, apesar de estas tensões não se verificarem neste trimestre, existe a possibilidade de virem a afetar as empresas no futuro, sobretudo se os problemas vierem a agravar-se.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!