1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

team strada

 

No passado dia 19 de julho, as redes sociais estiveram bastante atentas ao caso de Hugo Strada, um auto pronunciado gestor digital de 36 anos.

O Team Strada é um projeto, criado em Abril de 2018, que possui como objetivo principal unir a comunidade de jovens youtubers em Portugal O responsável por este projeto é Hugo Strada, de 36 anos, que se auto-intitula como sendo gestor de artistas e influencer, bem como produtor de eventos.

 

Num livro publicado o ano passado, a Team Strada descreve-se como um grupo de pessoas “prontas a realizar as melhores pranks (partidas), causar o pânico e aventurar-se em grandes desafios”. O grupo de pessoas envolvidas neste projeto possui ainda uma casa própria, que é muitas vezes utilizada para a produção de vídeos – que depois são partilhados no canal do Youtube.

 

O caso começou a ganhar dimensão no passado dia 19 de Julho, quando a Team Strada participou no programa de televisão Curto Circuito, da SIC Radical. O grupo, onde se incluía Hugo Strada, utilizou o programa como forma de propagação do canal e das atividades do mesmo.

A situação que gerou criticas ocorreu com Douglas Dias, de 17 anos, que também faz parte da Team Strada. No decorrer da emissão, o também conhecido como “Dumbo” ou “Dumbástico”, juntou-se ao grupo em direto, dando um beijo nos lábios de Hugo Strada antes de se sentar.

 

 

Este caso levou a vários comentários nas redes sociais, sobretudo sobre a comunidade mais jovem. O caso ganhou ainda mais destaque depois do Youtubers João Sousa, de 18 anos, que publicou um vídeo no Twitter sobre o caso da Team Strada e dos seus abusos perante jovens menores de idade (na grande maioria dos casos). João Sousa partilhou o vídeo no que considera ser um “dever cívico”, com algumas situações que o mesmo considera “desconfortáveis e duvidosos”, sublinhando ainda que se encontra a investigar este conteúdo há bastante tempo por ser realmente preocupante, sobretudo pelo facto de existirem menores em risco.

 

No vídeo partilhado, e que corresponde a um agregado de alguns dos vídeos que a Team Strada publicava no seu canal do Youtube, é possível verificar Hugo Strada a realizar diversas atividades com jovens, a grande maioria menores de idade, no que pode ser considerado desadequado e ofensivo. Num dos momentos, Hugo Strada entra na casa de banho onde se encontra uma das jovens da Team Strada e começa a lançar comentários desapropriados à mesma. Noutros é possível ver-se o mesmo a tocar em lugares desapropriados do corpo de fãs e seguidores do projeto.

 

 

Existem ainda situações onde o grupo realiza partidas com desconhecidos, como um dos exemplos de ficar a tocar a uma campainha durante um período prolongado de tempo. Estas situações são consideradas abusivas e danosas, tanto para os membros do grupo para como terceiros.

No Twitter também começaram a ser partilhadas algumas fotos de situações passadas relativamente a Hugo Strada e à Team Strada, nomeadamente a foto de uma fã do canal, e na qual é possível ver o gestor da Team Strada com a mão sobre o seio da menor de idade.

 

foto team strada

 

Pouco depois do vídeo de João Sousa ter sido publicado nas redes sociais, e do caso ter começado a tornar-se cada vez mais em destaque, Douglas Dias utilizou o Twitter também para desvalorizar a situação ocorrida no CC da Sic Radical, alegando que “quando vcs eram mais novos davam um 'bjinho' no vosso pai, então pronto o Hugo e como um pai que nunca tive do meu lado, até mete piada kkkk".

 

twitter dumbo

 

O caso também começou a ganhar dimensão quando ex-membros do projeto começaram a deixar críticas à forma como a Team Strada os tratou, além das marcas que deixou para o futuro.

 

Mélanie Vicente, uma jovem de 18 anos, deixou um tweet no passado dia 25 de julho informando para a necessidade de “alertar os mais novos para a ilusão” que Hugo Strada realiza sobre os mais novos que pretendem juntar-se ao grupo. A jovem alega que, todas as semanas, Strada prometia aos jovens “grandes projetos”, aproveitando-se da ingenuidade de muitos destes jovens sobre promessas falsas e ganhos elevados, quando isso nunca acontecia.

 

tweet da ex membro da team strada

 

Valter Sousa, outro youtuber que também fez parte da Team Strada, publicou no mesmo dia uma mensagem a informar que os mais novos “precisam de saber a verdade – eles e os pais, principalmente os pais”.

 

tweet valter sousa

 

Luana Santos, outra jovem que também fez parte da Team Strada, publicou na sua conta do Twitter – entretanto eliminada – que muitos dos participantes na Team Strada não tornavam publico as ações de Hugo Strada devido ao medo de processos e ameaças que o mesmo poderia fazer.

 

Hugo Strada também já tornou pública os comentários que têm vindo a ser feitos contra o projeto, informando numa publicação do Instagram que “Estando eu e a Team Strada a ser alvo de comentários difamatórios e de acusações que põe em causa o meu bom nome, estando inclusive a haver manipulação de imagens, informo que irei encaminhar o assunto para que sejam tomadas as medidas legais para repor a verdade! Repudio qualquer acusação que me tenha sido feita!”.

 

Ao longo dos últimos dias, várias noticias têm vindo a surgir relativamente ao canal e a todos os casos que foram surgindo posteriormente, com vários membros e ex-participantes do projeto a começarem a divulgar informações sobre a forma de tratamento por parte de Hugo Strada.

Neste momento, o canal do Youtube da Team Strada foi removido por parte da Google, derivado da violação das regras da comunidade. A equipa não deixou nenhum comunicado relativamente ao encerramento do canal, mas a conta do Instagram do grupo ainda se encontra a ser utilizada ativamente para partilha de algumas informações, além de se encontrar acessível na normalidade.

 

Além disso, depois de terem sido apresentadas denuncias sobre a Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção de Crianças e Jovens (CNPDPCJ), e desta ter enviado as mesmas para o Ministério Público, foi confirmado que irá ser instaurado um inquérito sobre o caso.

 

O TugaTech tentou entrar em contacto com Hugo Strada e alguns dos intervenientes da Team Strada, mas até ao momento sem sucesso.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech