1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados

Siga-nos

youtube azul

 

O Youtube conta atualmente com mais de dois mil milhões de utilizadores ativos, e é sem dúvida uma das maiores plataformas de vídeo da atualidade. O site é utilizado para os mais variados fins, mas a partilha de vídeos educativos ou de aprendizagem é também um dos seus focos centrais.

 

Com isto, tem vindo a ser verificado um aumento considerável no número de vídeos com conteúdo falso dentro da plataforma, com a tendência principal a ser os “mitos” sobre o aquecimento global.

 

De acordo com um estudo realizado pela revista Frontiers in Communication, o Youtube tem vindo a ser uma das principais plataformas utilizadas para a distribuição de conteúdo enganador e falso relativamente ao aquecimento global e em como este se trata de uma suposta “conspiração” dos governos mundiais.

No estudo, que envolveu as pesquisas do tema sobre o Youtube e de diferentes sistemas remotos, verificou-se que os conteúdos apresentados são, na sua maioria, falsos e enganadores para os utilizadores.

 

A plataforma parece ter a tendência de apresentar vídeos que colocam o tema do aquecimento global como sendo um mito, invés de conteúdo verdadeiro relativamente ao tema. De algumas pesquisas feitas no portal sobre o tema do aquecimento global, e tendo em conta os primeiros 200 vídeos apresentados, 120 não defendiam a visão aprovada pela comunidade científica, enquanto 107 negavam de todo a existência de aquecimento global no planeta Terra.

 

A procura por termos como “fraude climática” ou “mitos do aquecimento global” também levam a vários resultados de conteúdo enganador, sem que o Youtube alerte para qualquer um dos vídeos sobre o tema. Estes vídeos acabam por receber milhares de visualizações visto serem uma tendência de interesse crescente nos últimos anos.

 

Os investigadores deste estudo defendem que o Youtube deveria implementar algumas mudanças no seu algoritmo, de forma a que os conteúdos apresentados fossem mais diretos ao conteúdo realmente interessante sobre o tema. No entanto, os mesmos investigadores acreditam que a plataforma não deve remover os conteúdos existentes, mesmo que contrários ao estipulado pela ciência, visto que isto seria considerado censura.







Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechBlog TugaTechBlog do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech