1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados

Siga-nos

Realize o Login na sua conta ou Registe-se para participar.

Os leitores de livros eletrónicos facilitam a leitura - mas, curiosamente, essa é a principal razão por que as pessoas que os leem esquecem mais facilmente... aquilo que leem.


Os leitores de livros eletrónicos, tablets e os computadores apresentam em ecrãs textos nítidos e com tipos de letra impecavelmente traçados. Em vez de potenciar a retenção de conteúdos, a facilidade de leitura nos dispositivos eletrónicos tende a inibir a memória do que se lê - pelo menos, é o que defende Jonah Lehrer, neurocientista dos Estados Unidos, que publicou esta teoria no blogue Frontal Córtex.

Segundo o cientista americano, o cérebro do leitor tende a focar-se menos na leitura realizada a partir de dispositivos eletrónicos.

Em contrapartida, a leitura de textos "escritos à mão", por ser mais difícil, tende a ativar partes do cérebro que facilitam a memória daquilo que se lê.

Na origem da tese de Lehrer estará o facto de os humanos conseguirem executar dois tipos de leitura: uma leitura que recorre a uma zona do cérebro para termos conhecidos e palavras facilmente legíveis; e outra que é ativada quando o leitor se depara com símbolos e significados que desconhece.
Fonte: Exame Informática




Comentário antigo:
Nunca tinha ouvido falar nisso




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechBlog TugaTechBlog do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech