A Opera lançou uma nova versão do seu reconhecido navegador, e uma das grandes novidades encontra-se nas melhorias dos sistemas de proteção e privacidade, integrados no próprio software.
Seguindo os passos que outros navegadores também tem vindo a tomar (Firefox?), o novo Opera 64 inclui um novo sistema de bloqueio de scripts e cookies utilizados em tracking, nomeadamente os que são integrados na publicidade web e em scripts externos. Segundo a empresa, este novo sistema de bloqueio permite à nova versão do Opera ser até 20% mais rápida no carregamento das páginas online, além de aumentar a segurança e privacidade dos utilizadores durante a navegação online.
Obviamente, os utilizadores ainda podem controlar que sites podem ou não recolher estas informações, caso exista algum onde pretendam continuar a receber publicidade ou onde seja necessário a recolha de dados adicionais.
O bloqueio não é automático, invés disso a Opera decidiu utilizar a reconhecida lista “EasyPrivacy Tracking” para bloquear a maioria dos sistemas de tracking – lista popular e utilizada numa grande maioria dos bloqueadores de publicidade para diferentes navegadores.
Além disso, a nova versão conta ainda com um conjunto de novidades adicionais. A ferramenta Snapshot agora permite guardar os websites como ficheiros PDF para fácil partilha, além de capturar screenshots de páginas inteiras.
A nova versão pode ser descarregada a partir do site da Opera.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!