A internet pode ser um mundo complicado para quem tenha problemas em aceder a alguns dos conteúdos da mesma. Isto será válido sobretudo para utilizadores com deficiências visuais.
A pensar nisso, a Google encontra-se a criar um novo projeto que pretende ajudar estes utilizadores a “verem” melhor os conteúdos que vão surgindo pela Internet. Apesar de existirem sistemas que facilitam o acesso a websites para pessoas com problemas visuais, estas ferramentas ainda necessitam que sejam os criadores dos sites a implementar as mesmas.
O objetivos da Google passa por fornecer uma funcionalidade similar, mas que possa ser aplicada em qualquer website na Internet, mesmo que estes não estejam adaptados para tal.
A funcionalidade irá ser integrada no Google Chrome, e através do uso de Inteligência Artificial, o navegador será capaz de identificar os conteúdos de uma imagem e apresentar uma pequena descrição dos mesmos aos utilizadores.
Segundo Laura Allen, programadora sénior da Google na área de acessibilidade, a maioria dos sites online ainda possuem fracos sistemas de ajuda para deficientes visuais, com a grande maioria dos sistemas automáticos a converterem imagens apenas para textos simples ou até o próprio nome do ficheiro – que muitas vezes não corresponde em nada ao conteúdo da imagem.
O objetivo passa por fornecer uma funcionalidade integrada no Google Chrome que aproveite as tecnologias da Google para identificar os conteúdos das imagens, fornecendo posteriormente descrições úteis e que sejam capazes de indicar aos utilizadores o que realmente está no conteúdo destas.
A funcionalidade, por enquanto, apenas se encontra disponível para os utilizadores que tenham leitores especiais de ecrã ou conversores para Braile. A descrição das imagens será lida por estes sistemas e não irá surgir no ecrã visualmente. A funcionalidade pode ser ativada a partir das Definições do Chrome, na secção Acessibilidade.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!