1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Navegador notificação

 

Alguns websites na Internet obrigam os utilizadores a ativarem o sistema de notificações no navegador. Isto pode ser utilizado para os mais variados fins, mas em casos de sites maliciosos é uma forma de permitir o envio de notificações potencialmente danosas ou falsas para os sistemas dos utilizadores.

 

A pensar nisso, o Chrome e Firefox podem brevemente receber algumas funcionalidades para garantir um pouco mais de segurança para os utilizadores, com a implementação de sistemas que bloqueiem este género de notificações ou pedidos de ativação das mesmas.

 

De acordo com um estudo realizado pela Mozilla, praticamente 99% dos pedidos de ativação das notificações em websites são ignorados, com outras situações onde os pedidos são bloqueados 48% das vezes ativamente pelos próprios utilizadores.

Apesar de algumas destas notificações poderem ser utilizadas para efeitos práticos e realistas, como por exemplo as notificações existentes no Facebook que permitem notificar sobre eventos, em outras situações também podem ser utilizadas por sites maliciosos como forma de realizar ataques de spam.

 

Este género de websites utilizam as notificações como forma de enviar spam para os utilizadores, ou procederem ao envio de mensagens enganadoras – como de falhas relacionadas com a segurança dos sistemas, redirecionando os mesmos para outros esquemas ou até conteúdos potencialmente malicioso de algum género.

 

exemplo site maliciosos notificações

 

Alguns sites também exigem que os utilizadores ativem as notificações para permitir o acesso a alguns conteúdos, como é o caso de downloads ou acesso a vídeos. Estas notificações são depois utilizadas, em muitos casos, para as mesmas práticas de spam e publicidade enganadora.

 

A Mozilla possui planos de começar a evitar a apresentação destas janelas de notificação para permitir as mesmas em determinados websites. Com a mudança, prevista para o Firefox 72, as notificações serão bloqueadas por padrão e não irão surgir pedidos das mesmas para o utilizador. Caso este pretenda ativar a funcionalidade será necessário aceder diretamente ao menu do navegador e confirmar o processo.

 

notificações firefox

 

No entanto, por agora, a empresa espera começar a adicionar alterações sobre o Firefox 70, onde irá surgir a opção para impedir que os websites apresentem pedidos de notificação, e com a opção de configurar uma opção de “Nunca” para este género de pedidos.

 

A Google também se encontra a planear algo similar com o Chrome, sendo que na versão 79 já existem algumas flags que podem ser activadas para impedir o carregamento das notificações automaticamente e das suas janelas de confirmação.

 

No final, o objetivo de ambos os navegadores será idêntico: impedir que sites maliciosos apresentem janelas para pedidos de notificação num formato abusivo, e garantir uma navegação mais segura e rápida para os utilizadores.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech