A Google mantêm muito do seu negocio sobre as plataformas de publicidade online. Com isto, a ideia de limitar os recursos que os anunciantes possuem acesso é algo que iria contra os planos da empresa, mas aparentemente não.
Isto porque a Google revelou que irá começar a limitar o acesso a dados que os anunciantes da sua plataforma poderão realizar, de forma a evitar que estes possam identificar diretamente os utilizadores de forma individual através dos mesmos.
A partir de Fevereiro de 2020 a Google irá começar a limitar os dados que os anunciantes possuem acesso para apresentarem publicidade na plataforma. Dados como o conteúdo de uma app utilizada pelos utilizadores ou os conteúdos de um website irão agora ficar ocultos dos olhos dos anunciantes.
Esta medida, segundo a empresa, pretende evitar que os anunciantes criem perfis específicos sobre os utilizadores, sobretudo baseado em temas como a religião, politica e outras, fornecendo um pouco mais de privacidade online para os mesmo. A medida vai também de encontro com as normas de privacidade que tem vindo a ser aplicadas em vários países, incluindo a RGPD na UE.
A medida tem vindo a ser contestada por alguns dos anunciantes, que afirma que esta irá dar mais controlo à Google sobre os dados dos utilizadores, além de levar a que a publicidade seja menos direcionada para os mesmos.
É importante referir que a Google encontra-se atualmente a ser investigada em várias frente, e uma delas será pelas autoridades da Irlanda relativamente à recolha de dados dos utilizadores, depois de uma queixa apresentada pela empresa Brave, criadora do navegador com o mesmo nome.
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