1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Rússia wikipédia

 

A Rússia tem vindo a aplicar várias medidas para alterar a forma como os seus cidadãos possuem acesso à Internet, e a mais recente pode passar pela criação de uma “Wikipédia” local.

 

Depois de ter sido aprovada a lei que permite ao governo “bloquear” o acesso a conteúdos externos à Rússia, e de exigir que os fabricantes instalem software do pais nos smartphones vendidos, chega agora a informação que está a ser prevista a criação de uma “replica” da Wikipédia para uso local.

 

Ao que tudo indica, Vladimir Putin possui planos para criar uma solução dedicada da Wikipédia, que estaria acessível apenas para os utilizadores na Rússia e iria contar com os conteúdos aprovados pelo governo para publicação.

O governo pretende investir mais de 2 mil milhões de rublos, ou cerca de 31 milhões de dólares, para a criação deste projeto, o qual já deverá encontrar-se na sua fase inicial de desenvolvimento.

 

Este serviço deve ser criado sobre o site bigenc.ru, que anteriormente pertencia à editora Great Russian Encyclopedia. Esta editora, entre 2004 e 2017, terá criado 36 volumes de enciclopédias, os quais foram também digitalizados para ficarem acessíveis no portal digital. O governo pretende agora utilizar esta base para expandir o uso do serviço a um formato mais nacional.

 

Um dos motivos que leva o governo da Rússia a realizar esta medida encontra-se no facto de este considerar os conteúdos da Wikipédia como não sendo válidos ou corretos, além de não serem verificados. O vice-ministro da Rússia aconselhou mesmo os estudantes e jornalistas a não utilizarem informação da Wikipédia, a qual poderia possuir conteúdos não verificados oficialmente.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech