1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Certificados SSL na Russia

 

Face a todas as restrições e medidas que estão a ser aplicadas por empresas estrangeiras para a Rússia, derivado da invasão da Ucrânia e continuados ataques, o governo local parece estar agora a preparar-se para lançar uma nova medida para garantir a continuidade dos certificados SSL.

 

Para evitar que as restrições afetem os websites de entidades no pais, o governo russo encontra-se agora a criar a sua própria entidade de validação para certificados SSL. Esta medida vai permitir que as entidades russas possam continuar a manter os certificados de vários websites renovados e ativos, evitando que os principais navegadores no mercado possam apresentar mensagens de erro por certificados expirados – ou até impedir o acesso por completo a sites.

 

O serviço, apelidado de Gosuslugi, vai permitir que qualquer cidadão russo possa requerer os seus certificados SSL de forma gratuita, sendo os mesmos controlados pelo governo local. Os pedidos são processados em cinco dias úteis.

 

No entanto, antes de uma entidade ser aceite para validação de certificados, e estes começarem a ser aceites também pela maioria dos navegadores no mercado, é necessário passar por um longo processo de aprovação de várias entidades internacionais. Neste momento ainda se desconhece como a Rússia pretende contornar este problema, tendo em conta que os certificados emitidos por esta entidade não vão – de momento – ser considerados seguros pela maioria dos navegadores no mercado.

 

certificado SSL russo

 

Atualmente apenas o navegador da Yandex, empresa russa, considera este certificado SSL como seguro, sendo que o governo aconselha os utilizadores a usarem o mesmo invés dos navegadores como o Chrome, Firefox ou Edge. Além disso, a entidade afirma que o certificado já se encontra ativo em alguns sites de entidades bancárias no pais.

 

No entanto, esta medida também levanta algumas questões complicadas. Em parte porque, sendo uma entidade controlada pelo governo russo, a emissão de certificados SSL neste formato pode permitir que o tráfego encriptado por sites que usem este certificado seja visto pelas entidades russas – o que desafia o propósito de ter um certificado SSL em primeiro lugar.

 

Face a todos os problemas que o governo local tem vindo a enfrentar, será bastante improvável que estes certificados venham a ser aprovados para uso como seguros numa grande maioria dos navegadores mais usados pela Internet.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech