1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Google vs Russia

 

A Comissão Europeia já aplicou algumas medidas contra algumas entidades com ligações ao governo russo, e que usam as suas plataformas para propaganda. Em causa encontram-se os sites das entidades RT e Sputnik.

 

No entanto, a CE pretende agora que a Google também aplique medidas, nomeadamente pela remoção dos resultados de pesquisa relativamente a estas duas plataformas. A CE enviou um documento à Google onde pede para que os dois sites associados com ambas as entidades sejam removidos dos resultados de pesquisa.

 

Esta medida estaria dentro dos planos previstos para o bloqueio das plataformas dentro da zona europeia, que tinha sido aprovado no começo dos confrontos entre a Ucrânia e Rússia. A medida leva a que as empresas em solo europeu bloqueiem o acesso a estas duas plataformas, o que não apenas inclui os sites, mas também as suas transmissões e meios de propagação – incluindo sites.

A medida também afeta os motores de pesquisa, pelo que a CE pretende agora que a Google aplique as medidas para remover os sites dos seus resultados.

 

A entidade refere mesmo que esta medida irá ajudar a evitar a desinformação, cortando uma das formas de propaganda do governo russo para o exterior – algo pelo qual as duas plataformas são bem conhecidas.

 

De notar que plataformas como o Facebook, Twitter e TikTok aplicaram medidas para limitar ou bloquear a publicação de links associados aos sites destas entidades, pouco depois da ordem da CE ter sido aprovada.

 

resultados de pesquisa da google sobre rt

 

Apesar de a Google ainda não ter deixado qualquer comentário relativamente ao caso, uma rápida pesquisa realizada pelo Google comprova que o site da RT e da Sputnik já não se encontram disponíveis no motor de pesquisa. Na mesma surge ainda a indicação que os conteúdos foram removidos devido à ordem aplicada.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech