A fabricante de automóveis BMW revelou ter sido alvo de um ataque nos seus sistemas em meados deste ano, que teria como objetivo roubar segredos e outras informações internas da empresa. O ataque foi detetado pela equipa de segurança da entidade, sendo que a empresa manteve os acessos externos sobre controlo e a monitorizar as suas atividades ao longo de várias semanas.
De acordo com o comunicado da empresa, o ataque foi detetado depois de um dos investigadores de segurança da BMW ter descoberto um software malicioso sobre um dos sistemas da empresa, no qual os atacantes estariam a conseguir obter acesso à rede interna da marca.
Invés de se proceder à remoção do mesmo, a empresa optou por manter a porta de entrada para esse sistema, monitorizando as atividades que se encontravam a ser realizadas e quais os métodos de ataque utilizados. O sistema afetado foi colocado sobre uma rede dedicada para garantir que nenhuma outra informação confidencial da empresa era realmente roubada.
O ataque foi finalmente bloqueado durante a semana passada, depois de terem sido recolhidas todas as informações necessárias durante as semanas anteriores. No final, a empresa afirma que nenhum confidencial da marca terá sido afetado, uma vez que o ataque foi descoberto antes de ter sido realmente explorado.
Existem também relatos que, para além da BMW, também a Hyundai teria sido alvo de um ataque similar, no entanto a fabricante recusou realizar qualquer comentário neste sentido.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!