A Intel sempre foi conhecida no mercado pela sua gama de processadores, mesmo que a empresa tenha vindo a investir em várias outras áreas ao longo dos anos. Porém, se a Intel era até à bastante pouco tempo a dominante no mercado dos processadores, a AMD tem agora vindo a ganhar bastante destaque no mesmo.
O destaque da AMD sobre os seus novos processadores Ryzen tem sido tanto que as vendas da Intel começam agora a cair. A empresa praticamente todos os meses tem vindo a perder dominância no mercado para os processadores da AMD, algo que faz algum tempo era impensável de acontecer.
No entanto, para o CEO da empresa, Bob Swan, o plano da Intel não passa por se focar apenas no mercado dos CPUs, e os planos da fabricante podem mesmo passar por abranger e dar mais destaque a outras áreas que não sejam apenas o mercado dos processadores – algo que tinha vindo a acontecer até tempos recentes.
De acordo com o portal WCCFTech, o executivo revela que a culpa para os problemas recentes que a Intel tem vindo a enfrentar partem do foco da mesma em tentar atingir a meta de uma quota no mercado dos processadores de 90%. Este foco fez com que a empresa perdesse algumas das oportunidades de evolução junto dos consumidores em geral.
Faz poucos anos que a Intel liderava as tabelas na preferência dos consumidores e até do mercado empresarial – como em centros de dados – onde a sua quota no mercado era próxima dos 90%. Este valor tem vindo a cair, e para o CEO da empresa, o problema encontra-se no facto desta ter-se focado muito nestes valores.
O executivo acredita que os funcionários da Intel deveriam ir para o trabalho acreditando que a empresa possui uma quota no mercado de apenas 30%, de forma a focarem-se em novas oportunidades de negocio. Além disso, isto permite que a empresa foque a sua atenção não apenas no mercado dos processadores, mas também no dos GPUs, Inteligência Artificial, entre outros.
Ou seja, os planos da Intel para o futuro passam por deixar de lado a ideia que a marca é a líder no que respeita à preferência dos consumidores, trabalhando e desenvolvendo novas tecnologias que agradem aos mesmos para garantir resultados positivos em geral.
Não existem dúvidas que esta mentalidade começou a sobressair-se com o recente crescimento de popularidade da AMD. A Intel tem vindo a enfrentar vários problemas nos últimos meses, e a chegada dos processadores Ryzen tem vindo a ser indicada como um dos principais pontos de viragem no mercado.
Nos últimos anos a empresa tinha vindo a favorecer de uma competição praticamente inexistente no mercado dos processadores, e agora que enfrenta um rival de peso, esta parece não estar a conseguir reagir da melhor forma.
Resta saber como os planos da empresa irão desenvolver-se daqui para a frente, e se a nova mentalidade realmente vai levar a melhorias na estratégia da marca e das vendas.
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