1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

china e eua

 

Numa medida que pretende intensificar ainda mais a guerra entre a China e a Industria tecnológica mundial, o governo chinês revelou os planos para deixar de utilizar componentes e software fabricado fora do continente dentro dos próximos três anos.

 

A medida foi tomada no inicio deste ano, mas apenas agora chega junto do conhecimento publico. As autoridades pretendem vir a banir não apenas o software, sistemas operativos e programas que sejam fabricados fora da China, mas também todo o hardware.

De relembrar que esta não é a primeira vez que a China ordena ao bloqueio do uso de soluções de outros países, sendo que no passado as autoridades tentaram banir o Android e Windows de serem utilizados, mas sem sucesso no final.

 

No entanto, os tempos atuais são ligeiramente diferentes, sobretudo com a intensa guerra comercial que se verifica entre a China e os EUA. Isto pode levar a que muitas empresas deixem de poder vender os seus produtos na China, uma vez que o mercado não o poderia utilizar. Na parte dos EUA, os bloqueios que foram aplicados à Huawei e ZTE são dois dos exemplos apontados como estando na origem do descontentamento do governo chinês.

 

hardware china

 

O objetivo, segundo os dados mais recentes divulgados pelas autoridades chinesas, passa por alterar 30% dos computadores e software do pais por alternativas locais até ao final de 2020. Em 2021 espera-se que este valor seja elevado para 50% e no final de 2022 espera-se que a totalidade da região esteja a utilizar apenas hardware e software produzido no pais.

 

Para as empresas chinesas, porém, esta medida não é vista como uma surpresa. Muitas entidades tem vindo a preparar-se para um eventual bloqueio do exterior faz vários anos, pelo que a adoção de soluções internas não será algo complicado de se realizar.

No entanto, existem alguns pontos que necessitam de ser tomados em conta. Por exemplo, investigadores deixarão de ter acesso aos mesmos componentes e softwares que outros países, o que pode resultar em estudos científicos com resultados diferentes – e com impacto em diferentes mercados além do da tecnologia.

 

Por enquanto os detalhes das novas leis ainda estão sobre segredo das autoridades, mas é possível que venham a ser conhecidos ao longo das próximas semanas e conforme a medida venha a ser aplicada em força pelas mesmas.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech