1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

smartphones

 

No inicio do mês, o governo da Rússia assinou uma nova lei que dava controlo e poder ao mesmo para limitar o acesso do pais à Internet. Agora surge uma medida similar também para a vertente do software e dispositivos moveis.

 

De acordo com a BBC, o governo russo assinou uma nova lei que poderá impedir a venda de smartphones, Smart tvs ou outros gadgets na Rússia que não venham com software criado na Rússia pré-instalado. Os dispositivos podem continuar à venda na normalidade com o software que possuem de origem, mas devem conter uma variante criada na Rússia também.

 

Apesar de algumas fontes internas terem alertado para o facto que esta medida não é possível de ser aplicada em todos os dispositivos, ainda assim a lei parece decidida em ir para a frente, o que pode forçar algumas empresas a abandonarem o mercado Russo no futuro.

 

De acordo com Oleg Nikolayev, o objetivo desta lei passa por disponibilizar aos consumidores mais opções de compra e de escolha, porém abre também portas para que muitos dispositivos deixem de poder ser vendidos no pais face a não suportarem a possibilidade de ter dois sistemas distintos no mesmo – ou de não serem atualizados para tal pelos fabricantes.

 

apple iphone

 

Tendo como exemplo os dispositivos da Apple, a capacidade de instalar dois sistemas operativos nos dispositivos da marca é algo impossível de ser feito, ou que, no mínimo, iria abrir sérios riscos de segurança para os consumidores em geral. Ou ao facto de ser necessário pré-instalar uma app nos dispositivos pode nem sempre ser possível de ser feito em todos os equipamentos no mercado.

 

Caso a lei venha a ser aprovada, isto pode forçar algumas fabricantes a deixarem de vender os seus produtos na Rússia. Algumas frentes contra o governo russo também apontam que esta lei pretende ser mais uma forma das autoridades poderem monitorizar as atividades dos utilizadores no pais, com a instalação de software “espião” dentro dos sistemas e sem o consentimento dos utilizadores finais.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech