A Rússia acaba de aplicar um bloqueio a cerca de seis novos serviços de VPN no pais, elevando assim a lista dos serviços bloqueados para 15.
A agência Roskomnadzor, entidade que controla a gestão da Internet do pais, confirmou que existem novas plataformas de VPN que vão ser consideradas ilegais no pais, ficando assim impossibilitadas de ser usada por utilizadores russos.
A justificação para este bloqueio encontra-se no facto que as entidades recusaram participar na base de dados do governo russo, que basicamente iria contra a ideia do uso de uma VPN em primeiro lugar. Esta base de dados iria permitir às autoridades terem total controlo sobre o que os utilizadores russos estariam a navegar durante o uso das VPNs.
Os utilizadores na Rússia podem contornar os bloqueios de internet aplicados pelas entidades governamentais através do uso de VPNs, mas certamente que isso vai contra a ideia das autoridades em primeiro lugar. Como tal, as empresas que se recusem a aplicar bloqueios ou sistemas de monitorização são banidas do pais.
A lista completa de serviços de VPN atualmente bloqueados no pais inclui:
- Hola! VPN
- ExpressVPN
- KeepSolid VPN Unlimited
- Nord VPN
- Speedify VPN
- IPVanish VPN
- VyprVPN
- Opera VPN
- ProtonVPN
- Betternet
- Lantern
- X-VPN
- Cloudflare WARP
- Tachyon VPN
- PrivateTunnel
Os utilizadores russos que tenham algum destes serviços são agora obrigados a remover os mesmos dos seus sistemas e a usarem alternativas que estejam dentro das exigências do governo local.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!