1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados

Siga-nos

Internet na Rússia

 

O governo russo aprovou durante o dia de hoje a nova lei que permitirá criar uma internet isolada no pais. O objetivo desta nova lei passa por limitar as ligações locais e prevenir de possíveis ataques ou eventos globais que afetem a região.

 

A nova lei deve começar a ser aplicada a partir de 1 de Novembro deste ano, e irá permitir ao governo russo “desligar-se” da internet mundial, mantendo apenas uma rede local para o pais. Esta medida iria, tecnicamente, realizar um apagão da Rússia sobre a Internet mundial, deixando de ser possível aceder a conteúdos armazenados na região ou a realizar ligações externas para outros países sobre a mesma. Apesar de o governo afirmar ser uma medida para prevenir possíveis ataques, a maioria dos utilizadores apontam a lei como uma forma de censura.

 

Apesar de o projeto ter sido aprovado, ainda é necessário ter em conta a sua implementação – processo que pode demorar bastante tempo. As autoridades necessitam de criar uma forma de manter o desempenho geral da internet local nos diversos serviços e em caso de apagão do resto da internet mundial.

 

computador com uma mão sobre o teclado

 

Além disso, seria necessário criar uma rede que fosse capaz de suportar o tráfego local de todos os utilizadores que pretendam aceder aos conteúdos desta nova “internet fechada”. A medida tem vindo a ser criticada por muitos especialistas, apontando a existência de falhas e uma vasta dificuldade técnica em implementar um sistema deste género.

 

Por fim, de relembrar que a implementação desta nova lei será levada a cabo pela Roskomnadzor, uma organização russa que no passado já tinha aplicado restrições de acesso a plataformas como a Wikipédia, Facebook e diversas outras redes sociais.







Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechBlog TugaTechBlog do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech