1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Nginx logo

 

As autoridades russas terão realizado buscas nos escritórios da empresa NGINX.Inc em Moscovo, uma subsidiária da F5 Networks responsável por uma das tecnologias mais populares em servidores da Internet.

 

O NGINX é um dos softwares de otimização web mais utilizados na Internet, estando presente em milhares de servidores em todo o mundo. Esta tecnologia é utilizada como base em servidores mesmo de grandes entidades como o Facebook, Google e Microsoft.

Os escritórios da empresa em Moscovo, segundo o portal ZDNet, foram recentemente alvo de buscas pelas autoridades russas, que terão ainda apreendido diverso material informático e alguns dos funcionários para interrogatório.

 

Em causa estaria um processo de violação dos direitos de autor criado pela empresa Rambler, um dos maiores motores de pesquisa da Rússia, o qual afirma ser o dono do código fonte utilizado como base do NGINX. O código teria sido desenvolvido pelo engenheiro Igor Sysoev, enquanto o mesmo ainda trabalhava na Rambler. Como tal, o código do mesmo seria da propriedade da empresa.

 

carta da nginx

 

Igor Sysoev começou a desenvolver o NGINX em meados de 2000, tendo lançado uma versão open source do mesmo em 2004. Na altura o engenheiro trabalhava para a empresa russa, mas em 2009 foi o criador da NGINX.Inc, entidade que viria a ficar responsável por manter as atualizações do código desta tecnologia.

 

Apesar da empresa encontrar-se sediada em São Francisco, nos EUA, esta possui escritórios em redor do mundo. Apesar de o código da tecnologia ser open-source, uma grande base do mesmo ainda é mantido por funcionários desta empresa, o qual fornecem atualizações constantes e melhorias – para além de toda a comunidade aberta.

 

Sysoev já negou, em múltiplas ocasiões, que teria desenvolvido o NGINX enquanto trabalhava na empresa Rambler. O engenheiro afirma que a tecnologia foi desenvolvida no tempo livre do engenheiro, e que a Rambler nem possuía conhecimento da existência deste até ter sido lançado ao publico.

 

De notar que, em Fevereiro de 2019, o NGINX tornou-se a tecnologia mais utilizada em servidores pela Internet, ultrapassando mesmo o Apache.

Até ao momento as informações sobre o caso ainda são vagas, sendo que apenas existem algumas confirmações das buscas realizadas nos escritórios da empresa. As empresas envolvidas não deixaram qualquer comentário oficial sobre o caso, bem como as autoridades russas não comentam também investigações em aberto.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech