Recentemente surgiram rumores que a Netflix poderia estar a ponderar lançar um plano dentro da plataforma onde iria ser integrada a publicidade entre os conteúdos fornecidos na mesma. No entanto, a empresa, tal como o tinha feito no passado, volta agora a referir que isso não está previsto de acontecer.
Durante a revelação dos resultados financeiros da empresa relativos ao quatro trimestre de 2019, Reed Hastings, CEO da Netflix, voltou a sublinhar que o serviço não possui qualquer plano para fornecer acesso a um plano suportado por publicidade no futuro.
Isto surge depois de vários analistas terem indicado a possibilidade de o Netflix vir a introduzir publicidade como forma de aumentar as suas receitas, tendo em conta que manter o plano atual baseado apenas em subscrições não iria ser suficiente para o serviço manter-se ativo.
Isto é ainda mais marcante tendo em conta que outras empresas, como a Google, Facebook e Amazon, todas possuem também a sua vertente de publicidade que será de onde surge uma grande parte das suas receitas, e o Netflix apenas iria conseguir manter-se em números positivos se implementasse esta mesma estratégia.
Porém, o CEO da empresa afirma que tal não está em causa e que não existe nenhum plano para que o fornecimento de publicidade venha a acontecer no futuro.
Além isso, o executivo aponta também que iria ser uma desvantagem para a empresa focar-se no mercado da publicidade, tendo em conta que este é atualmente dominado por outras entidades com maior referencia no mesmo, como a Google e o Facebook. Introduzir essa vertente no Netflix iria também reduzir a experiência de utilização do serviço para os clientes finais.
Enquanto isso, algumas empresa começam a ponderar o lançamento de serviços de streaming baseados em publicidade – modelo similar ao que o Spotify também aplica com as suas contas gratuitas. O serviço Peacock da NBCUniversal é o mais recente exemplo disso, que apresentou a semana passada um novo plano que irá ser gratuito para os utilizadores mas suportado por publicidade – além de fornecer também planos pagos sem publicidade.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!