1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

privacidade online internet

 

A plataforma Sensor Tower, reconhecida por realizar analises no mercado sobre o uso de determinadas aplicações, está agora envolta em alguma polémica, depois de ter sido revelado que algumas das suas aplicações de VPN estariam a recolher os dados dos utilizadores para posterior análise dos mesmos.

 

Em causa encontram-se várias aplicações de VPN e bloqueio de publicidade disponíveis para Android e iOS, criadas pela Sensor Tower. Segundo revela o portal BuzzFeed News, estas aplicações estariam a recolher informações sobre os dispositivos dos utilizadores, e sem a permissão dos mesmos, para posterior analise por parte da empresa.

A recolha de dados é realizada através da instalação de um certificado de raiz nos sistemas da Apple e Google – que apesar de ambos bloquearem esta instalação por padrão, as apps davam indicações aos utilizadores sobre como descarregar e instalar manualmente o certificado nos seus equipamentos.

 

exemplos de aplicações recolha de dados

 

Em resposta, a Sensor Tower afirma que apenas recolhe dados anónimos dos utilizadores, tal como se encontra estipulado nos termos de serviço da empresa. Além isso, muitas das aplicações que foram citadas na reportagem como estando a recolher informações dos utilizadores encontram-se extintas ou em fase de encerramento, apesar de a empresa afirmar que nenhuma das mesmas terá recolhido informação identificável dos utilizadores.

 

Tanto a Google como a Apple removeram várias aplicações pertencentes à empresa depois de terem sido notificadas da existência desta recolha de informação. Ambas afirmam que vão analisar o caso e todas as apps descobertas no processo. Existe ainda a confirmação que pelo menos 13 aplicações da Sensor Tower teriam sido removidas no passado da App Store da Apple, por alegadamente violarem os termos da loja.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech