A Microsoft verificou recentemente uma falha sobre a sua plataforma da Azure, que afetou clientes na Europa entre os dias 24 e 26 de Março. A falha afetou alguns utilizadores durante mais de dois dias seguidos, seja com falhas ou erros de ligação a diversas plataformas no serviço cloud da empresa.
A empresa veio agora fornecer um pouco mais de detalhes sobre o que realmente aconteceu neste período. De acordo com o comunicado da empresa no seu blog, as falhas verificadas resultaram de vários problemas na rede da Azure relacionadas com o aumento de tráfego nos sistemas – em parte devido à propagação da pandemia a nível mundial.
Chad Kimes, diretor de engenharia da Microsoft, revela que o primeiro dia foi o pior para a empresa, visto que as falhas começaram a ser verificadas pelos clientes, mas não pela empresa durante o período de 5 horas. Durante este tempo, os utilizadores estiveram a verificar falhas nas ligações ao Azure sem que a Microsoft tivesse conhecimento das mesmas.
Nos dias seguintes, a empresa esteve a tentar resolver todos os problemas que continuaram devido ao elevado tráfego que tem vindo a verificar-se por toda a infraestrutura da empresa. Estas falhas afetaram mesmo serviços da própria Microsoft, como o Microsoft Teams e Mixer.
Curiosamente, este relatório da Microsoft surge certa de um dia depois de algumas fontes terem indicado que a Microsoft tinha vindo a enfrentar problemas similares na rede da Azure faz meses. O portal The Information revelou recentemente que várias empresas que utilizam os sistemas da Azure têm vindo a verificar problemas com a plataforma muito antes do início da pandemia – onde se encontram nomes como a Adobe e Wallmart.
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