Durante o final da semana passada, a Microsoft confirmou uma falha com o Azure Portal, que estaria a impedir os utilizadores de acederem ao mesmo. Agora, a empresa veio oficialmente confirmar mais detalhes sobre esta falha, indicando que a mesma terá ocorrido devido a um aumento substancial de tráfego.
Os relatos começaram a surgir no início do fim de semana passado, quando os utilizadores verificaram erros no acesso ao Azure Portal. Na falha, os utilizadores verificavam mensagens de erro no acesso, e também no login das suas contas. Este seria mais um problema que afetou os serviços da Microsoft nos últimos tempos.
Segundo a investigação da empresa, agora conhecida, as falhas terão sido verificadas devido a um elevado volume de tráfego nos sistemas da Azure, de forma repentina, que levaram à sobrecarga de vários sistemas.
Apesar de a mensagem da Microsoft não indicar detalhes da origem deste tráfego, na altura em que as falhas se verificaram, o grupo Anonymous Sudan confirmou que estaria por detrás dos mesmos, numa vaga de ataques DDoS, focados contra a empresa. Este grupo estaria a atacar a Microsoft nos últimos dias, tendo levado a várias falhas na plataforma e em diferentes serviços da mesma.
O grupo afirma que os ataques encontram-se a ser realizados como forma de protesto contra as intervenções da Microsoft sobre assuntos políticos do Sudão. No entanto, várias fontes apontam que as medidas podem estar a ser realizadas com alguma ligação a entidades russas.
De notar que a mensagem da Microsoft não indica diretamente que a empresa tenha sofrido um ataque DDoS, limitando-se apenas a referir a indisponibilidade como um súbito volume elevado de acessos. Também não foram confirmados detalhes sobre a origem destes acessos.
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