A semana não começou da melhor forma para a Google, que sofreu uma das maiores quedas de sempre com vários dos seus serviços a ficarem indisponíveis durante alguns minutos. A falha afetou o acesso a plataformas da empresa, como o Gmail, Drive, Docs, YouTube, entre outros.
Pouco tempo depois da falha, foi revelado que a mesma estaria relacionado com os sistemas responsáveis pela autenticação das contas dos utilizadores, que estaria a verificar problemas em nível de espaço para armazenamento. No entanto, a empresa veio agora deixar mais detalhes sobre o que realmente ocorreu.
Segundo a empresa, esta teria implementado alguns mecanismos de segurança nos seus servidores para reduzir dinamicamente a capacidade dos seus sistemas conforme os recursos também não fossem necessários – como é o caso de servidores que teriam poucos utilizadores ativos. De forma incorreta, estes sistemas detetaram os servidores como tendo “0” utilizadores ativos, e como tal reduziram a capacidade de armazenamento para valores consideravelmente reduzidos – que mais tarde levaram à falha que se verificou.
A empresa refere que, no espaço de meia hora, todos os servidores da empresa estavam com a correção para o problema, e que as falhas começaram a ser reduzidas ao longo do tempo. Além disso, a Google deixou ainda claro que pretende corrigir este sistema para prevenir falhas similares no futuro.
Para os interessados, a explicação completa da falha pode ser verificada neste link.
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