No início de Junho, a Microsoft sofreu vários períodos de inacessibilidade, a diferentes serviços da entidade – incluindo o Azure, Outlook e Teams. Estas falhas levaram os utilizadores a ficar sem acesso à plataforma durante várias horas.
Na altura, a empresa não revelou detalhes sobre a origem das falhas, indicando apenas que seria derivado de um anormal volume de acessos à sua plataforma. No entanto, rapidamente surgiu a confirmação que estas falhas estariam relacionadas com ataques DDoS de um grupo de hackers.
Agora, a empresa veio oficialmente revelar mais detalhes sobre o incidente. Segundo a Microsoft, as falhas foram originárias de um conjunto de ataques DDoS, que levaram à empresa mais de 15 horas para serem mitigadas. Quando os ataques foram iniciados, a empresa terá começado também a realizar uma investigação interna dos mesmos.
Segundo esta, os atacantes usaram diversos sistemas de VPS, proxies, infraestruturas cloud e outros sistemas para realizar largos ataques DDoS contra sistemas críticos da Microsoft. Apesar de o ataque ter sido bastante sofisticado, a empresa garante que nenhuma informação dos clientes terá sido comprometida – sendo apenas verificadas falhas no acesso a algumas das plataformas da mesma.
A empresa sublinha ainda que o ataque terá sido realizado por um grupo conhecido como Storm-1359, o qual usou várias ferramentas sofisticadas para ocultar a sua identidade e realizar os ataques em larga escala, com o objetivo de sobrecarregar os sistemas da empresa.
No entanto, a Microsoft não revelou detalhes sobre o impacto financeiro que estes ataques terão causado nas infraestruturas da empresa.
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